Durante o mês de outubro, as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) estiveram voltadas para apreensões de animais de médio e grande porte que circulavam pela zona urbana e bairros de Juazeiro. Outro ponto intensificado pela secretaria foi a retirada de abelhas presentes em locais públicos e residências na cidade, esta ação é em parceira com o ‘Projeto Abelha Viva’ que desde 2016 vem capturando estes insetos da área urbana e direcionando para apiários na zona rural.
Um total de 15 animais de médio e grande porte foram apreendidos até esta quinta-feira (31) em Juazeiro, as espécies mais recolhidas são: cavalos, jumentos e burros. De janeiro até a presente data, mais de 160 animais já foram recolhidos das vias públicas. De acordo com o Art 74 do Código de Polícia Administrativo, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais só saem mediante pagamento de multa que é aplicada por unidade. As multas têm uma variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25.
Quanto ao trabalho de retirada das abelhas, este acontece em parceria com o ‘Projeto Abelha Viva’ e retirou ao longo dos 31 dias de outubro 10 enxames, estes distribuídos nos bairros: João Paulo II, Alagadiço, Alto da Maravilha, Piranga, Maria Gorete, Santo Antônio, Dom José Rodrigues, Antônio Guilhermino e na noite desta quinta-feira (31) foi realizado a remoção de um enxame presente no Cemitério Central da cidade.
Maria de Lurdes Andrade é moradora do bairro João Paulo II e fala sobre os cuidados do município para com a retirada das abelhas. “Não tinha conhecimento do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. No ano passado tivemos a presença das abelhas e acionamos o Corpo de Bombeiros, este ano novamente elas apareceram e nos indicaram a SEMAURB. Fiquei surpresa e satisfeita, pois estamos vendo que agora realmente o enxame foi removido e surpresos com a quantidade de mel que havia. O apicultor foi muito atencioso e eu só tenho a agradecer a toda a equipe e a Prefeitura por este trabalho”, descreveu.
O secretário da SEMAURB, Jadson Barros, disse que as ações visam uma melhor administração e segurança para a população. “É uma preocupação a segurança dos juazeirenses nesta prerrogativa está a retirada de animais das vias públicas. Existe uma lei e estamos cumprindo-a, além disso estamos sempre orientando os proprietários dos animais de médio e grande porte para que não os deixem soltos, esse é um trabalho educativo e que aos poucos vem surtindo efeito. Outro ponto que estamos engajados no trabalho é quanto a retirada de abelhas, muitas vezes presentes em residências e também espaços públicos. Junto com o Projeto Abelha Viva e os técnicos estamos conseguindo removê-las sem nenhum prejuízo ao meio ambiente”, acrescentou Jadson.
O cidadão juazeirense que queira realizar alguma denúncia sobre presença de animais de médio e grande porte ou de abelhas em algum lugar da cidade pode entrar em contato com a SEMAURB através do telefone (74) 3612 3581 ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.
Postar um comentário