VALE EM FOCO

SAAE fornece água com fezes para consumo de moradores do distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro


Na sessão desta segunda-feira (04) o vereador Allan Jones (PTC) denunciou as péssimas condições da água que é consumida pela comunidade do Distrito de Juremal. O vereador apresentou um laudo técnico colhido com a participação de técnicos do SAAE, e analisado pelo SENAI, com base no relatório de Ensaios LABMA Nº 1136/19-2, que atestou um alto índice de coliformes fecais na água distribuída pelo SAAE.

Durante a sessão o vereador Anderson da Iluminação (PP) foi enfático em defender o SAAE e condenar o relatório divulgado pelo vereador Allan Jones, mas a maioria dos vereadores, numa atitude de bom senso com a saúde pública, rechaçaram a postura subserviente e desnecessária do vereador Anderson.


O coliforme termotolerante indica que a água foi contaminada por fezes de humanos ou animais. Segundo especialistas, eles abrangem um grande número de bactérias que não são, na sua maioria, patogênicas, ou seja, causadoras de doenças. Mas é um dos parâmetros para se definir a qualidade da água e indica que pode haver risco à saúde.

Embora não existam dados oficiais, médicos e hospitais informam que, este ano, houve um aumento de problemas gastrointestinais da população da cidade. A má qualidade da água pode ser uma das causas para isso. O risco maior é para o consumo de água direto da torneira.

Confira o resultado:

1 Comentários

  1. Boa tarde. Sou engenheira sanitarista e ambiental e não verifiquei no resultado das análises mostradas coliformes termotolerantes, e sim coliformes totais. Seria interessante realizar análise de coliformes termotolerantes pq os totais podem ter ou não termotolerantes. Seria mais preocupante se detectasse E. Coli, que são bactérias termotolerantes humanas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem