VALE EM FOCO

Enquanto Mercado de Juazeiro está em ruínas, Petrolina lança primeiro Mercado Municipal de Orgânicos do Nordeste



Frutas, verduras e legumes sem aditivos químicos, prato cheio para quem gosta de se alimentar de forma saudável. Diversas opções desses produtos estão sendo comercializados no Mercado Municipal de Orgânicos, que começou a funcionar em Petrolina nesta sexta-feira (5). O espaço está localizado na  Rua da Polônia, Areia Branca, em frente à feira livre do bairro. 

Produtor de orgânicos há dois anos, Jucelino Gomes vende cenoura, beterraba rúcula, entre outros produtos em sua banca. Segundo ele, o mercado foi uma conquista para a categoria.“Antes a gente não tinha um lugar certo para fazer nossas vendas, agora a gente tem nosso espaço diferenciado das feiras convencionais, e a estrutura ficou muito bonita e organizada”, comenta. 



Os consumidores de produtos orgânicos também ficaram satisfeitos com o novo mercado. “A gente ficava rodando de feira em feira atrás das frutas e dos legumes sem agrotóxicos. Agora conseguimos encontrar tudo em um só lugar”, declara a servidora pública Albenir Rodrigues.

O Mercado Municipal de Orgânicos, inaugurado no último dia 16 de junho, é resultado de um investimento da Prefeitura de Petrolina e da CODEVASF. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, a obra custou R$ 314 mil reais.“Esse é o segundo mercado municipal de produtos orgânicos no país. Agora os produtores e consumidores têm uma referência de onde encontrar alimentos mais saudáveis”, pontua o secretário.

Inicialmente, o expediente da feira será às sextas-feiras, das 16h às 20h, e aos domingos, das 6h ao meio dia.

ENQUANTO ISSO O MERCADO DE JUAZEIRO A REALIDADE É OUTRA

O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira, em Juazeiro da Bahia, Alex Santos esteve no programa da Waltermário Pimentel nesta quarta-feira (03) cobrando do governador Rui Costa e do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) a promessas de reforma do entorno comercial que vem se arrastando há mais de ano.

“Nós permissionários lutamos há mais de doze anos lutando por esta reforma. Até o momento não houve inicio de reforma nas instalações, o que fizeram foi um armengo no pavilhão. Eu mandei uma mensagem para o prefeito dizendo isso, mandei também para o diretor do mercado do produtor, Agnaldo Meira. O prefeito prometeu que a reforma sairia até o final de maio, mas até agora nada. No dia 15 de julho – aniversário da cidade -, o mercado vai completar 47 anos de existência, mas é impossível comemorar esta data diante da situação”, lamentou Alex.

Ele afirmou ainda que todos os dias envia comunicado solicitando soluções por parte do prefeito. “Enviei para ele, e aproveitei para fazer o mesmo mandando para os deputados Zó e Roberto Carlos, e  ainda para o deputado federal licenciado, Josias Gomes – que hoje é titular da SDR -, pois foram eles que colocaram emendas para a reforma do mercado no valor total de R$ 3,2 milhões.”

Há mais de 12 anos, os permissionários e a população de Juazeiro tem observado um centro comercial abandonado, sem segurança, feio, apertado, sujo, com pessoas circulando de bicicletas e carrinhos entre as pessoas, animais perambulando, e ainda um pavilhão totalmente destroçado. Outro fato deplorável é a grande quantidade de barracos fechados parecendo uma favela. Mas o presidente Alex ainda se mostrou esperançoso em ver o estabelecimento reformado. “Nós estamos acreditando nas palavras dos deputados Roberto Carlos e Zó, no prefeito Paulo Bomfim  e o no governador Rui Costa”. Mas caso este projeto saia do papel, os permissionários terão que desocupar por um determinado tempo as instalações. “Todos os comerciantes estão preocupados querendo saber para onde irão com a reforma, pois está sendo programado uma reunião com todos para decidir o que faremos sobre o nosso destino. O nosso maior medo é sermos transferidos para dentro do Mercado Arnaldo Viera, pois lá é complicado onde uma parte da área pertence ao empresário Assunção de Castro”.

Tanto Alex, como os demais permissionários estão sendo enganados pelo município e o Governo do Estado. 

“Tenho enviado mensagens para o governo do estado e a resposta é de que a reforma sairia no dia 26 de maio. No mês de mês de  junho fiz a mesma pergunta e a resposta foi a mesma”. Se mostrando cansado, Alex mandou um recado para o gestor municipal. “Prefeito Paulo Bomfim, confiamos no senhor quando prometeu esta reforma, então estamos esperando que o senhor honre com a palavra”.


Fonte texto 2 : Jornal Ação Popular 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem