VALE EM FOCO

UNINASSAU alerta sobre a prevenção no Dia Mundial de Luta Contra AIDS


Ministério da Saúde aponta que 75% das pessoas têm o vírus e sabem do seu estado sorológico


Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, celebrado no dia 01 de dezembro, a Faculdade UNINASSAU Petrolina alerta alunos e colaboradores sobre a importância da prevenção. Foram distribuídos laços simbólicos, preservativos e folhetos informativos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. O MS ainda destaca que, no Brasil, 92% da população em tratamento chegaram ao estado de indetectáveis, situação que reflete o fortalecimento das ações de saúde do Ministério.

A diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, destaca que “o avanço na notificação e tratamento dos casos se deve muito ao acesso à informação, por isso é necessário trazer discussões, como está, para o âmbito acadêmico. Prevenir é sempre a melhor escolha”, disse.

A doença

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. 

Em Petrolina, o diagnóstico pode ser feito através dos testes rápidos de HIV, disponibilizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Centro notificou 142 novos casos de janeiro a novembro desse ano. 

O serviço é gratuito e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco, s/n, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem