VALE EM FOCO

Segunda turma do Curso de Informática para Melhor Idade da Prefeitura de Juazeiro é concluída


Aprendendo a lidar com computadores e a se conectar com a internet, a segunda turma do minicurso de informática para melhor idade, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) concluiu as aulas nesta quarta-feira (28). O minicurso que beneficiou um total de 15 alunos aconteceu no laboratório de informática do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), localizado no bairro Piranga.

Para registrar esse momento, alunos, instrutor e equipe técnica social da SEDUR organizaram uma confraternização simbólica, que marcou o encerramento do curso e começou com a realização de uma dinâmica. “Tinha um vontade imensa de aprender informática para fazer uso das novas tecnologias e através do curso realizei esse sonho. Já comprei um celular, ativei o pacote de internet e estou bem encaminhada”, declara toda animada, dona Rosália Batista, aposentada de 91 anos de idade.

Para a também aposentada Maria Angelina, de 55 anos, o aprendizado proveniente do curso serviu para reduzir a distância com os parentes que moram em outros pontos do Brasil. “Eu não sabia nem ligar um computador, agora já sei. E o mais importante: aprendi a usar o whatsapp e até já fiz uma chamada de vídeo para o meu irmão que mora em Goiânia e não vejo há muito tempo”, ressalta dona Maria Angelina.  

“Para quem tem mais de 50 anos e quer estar atualizado a respeito das ferramentas básicas da informática, uso das redes sociais ou até mesmo conhecer e desenvolver algum domínio, estamos oferecendo dentro da programação de cursos profissionalizantes o minicurso de informática para melhor idade. Foi a forma encontrada pela nossa equipe para atender todos os públicos, nos bairros que compõem a Poligonal Urbana de Juazeiro”, observou a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes.

A iniciativa que integra o pacote de ações de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana, promoveu dentro de uma carga horária de 16h distribuídas em 4 dias de aula, além do aprendizado - onde os alunos ganharam conhecimento de informática prática, grandes trocas de experiências e maturidade, através da convivência entre professores e alunos. “É um grande desafio pegar uma turma onde a maioria nunca ligou um computador, mas o comprometimento e interesse deles é tão grande que superou tudo e hoje eles saem daqui com certo conhecimento, sobre o uso do computador, domínio das redes sociais e uso da internet”, destaca o instrutor do curso, técnico em informática Davi Silva.

De acordo com o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, somente essa semana 4 turmas em cursos diferentes serão concluídas. “Até sexta-feira, dia 30, serão pouco mais de 80 pessoas com os cursos profissionalizantes concluídos. São mais de 80 pessoas prontas para buscar mais uma renda, ou serem inseridas no mercado de trabalho”, finaliza o secretário Hemerson Guimarães.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem