VALE EM FOCO

Mais de 23 mil estudantes das escolas municipais de Juazeiro são avaliados pelo SAEJ


A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realizou nesta terça e quarta-feira (27 e 28), a 2ª aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ em 2018, nas turmas do 1º ao 9º ano, de 97 escolas municipais. Mais de 23 mil estudantes responderam questões de Língua Portuguesa e Matemática.

A avaliação que foi realizada em maio e novembro deste ano tem o objetivo de diagnosticar a escrita e produção de texto dos alunos – a capacidade de interpretação, a evolução na aprendizagem dos conteúdos e a habilidade dos estudantes ao estabelecer relações lógico-discursivas.

De acordo com a superintendente pedagógica da SEDUC Rosilda Carvalho, o SAEJ ajuda a encontrar as dificuldades na aprendizagem dos alunos e melhorar os resultados. “Essa avaliação identifica as fragilidades dos estudantes e através dos resultados obtidos a SEDUC implementa estratégias pedagógicas para que aprendizagem de fato se concretize, além de favorecer instrumentos para as formações dos professores”, explicou.

Além de registrar o desempenho do estudante ao longo da sua escolaridade, o SAEJ busca envolver docentes, gestores, coordenadores e pais ou responsáveis, através da divulgação do Boletim Pedagógico - onde cada escola apresenta um quadro do desempenho, e do boletim de seus alunos - que mostra o desenvolvimento individual de cada um em Língua Portuguesa e Matemática.

Para a gestora da Escola José Padilha de Souza, Cátia Sobral, a expectativa é de bons resultados nas avaliações este ano. “Reconhecendo a importância desse diagnóstico, é fundamental a prova do SAEJ todos os anos na escola. Esperamos resultados melhores que os do ano passado”, afirmou.

“Eu gosto de fazer a prova e acho importante para testar o meu grau de conhecimento e dos outros colegas também. Empenho-me bastante, principalmente em Língua Portuguesa que é minha matéria favorita”, concluiu a aluna do 5º ano, Hillary Resende.


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem