Para reduzir os transtornos provocados pela ultima chuva que caiu na cidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro intensificou o trabalho de manutenção nas redes coletoras de esgoto e limpeza dos Poços de Visita (PVs). De acordo com a chefe do Setor de Esgotos, Evanilda Barros, todas as equipes estão de prontidão e, como há previsão de mais chuva para o final de semana, o serviço de plantão também será ampliado.
Uma prática comum em muitas residências é a água da chuva ser ligada diretamente na rede de esgoto o que provoca o extravasamento já que a rede de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva. As equipes do SAAE alertam os usuários no sentido de que evitem jogar lixo dentro do PVs, pois isso acaba obstruindo a rede e dificultando o serviço de limpeza.
Para a coleta do lixo domiciliar, o roteiro permanece inalterado com todos os caminhões e as equipes fazendo diariamente a retirada de 170 toneladas de lixo que são depositados no aterro sanitário. Já as outras equipes trabalham na retirada de 100 toneladas de entulhos todos os dias, utilizando além do material humano, quatros caçambas e duas máquinas tipo patrol. É necessário, no entanto, que a população colabore para manter a cidade ainda mais limpa, evitando colocar o lixo na calçada fora do horário da coleta. Este lixo acumulado, no período chuvoso, acaba sendo arrastado para os bueiros causando o entupimento das galerias e consequentemente alagamentos.
“No centro da cidade os caminhões compactadores passam todos os dias, seja pela manhã ou à tarde e, nos bairros mantém o roteiro em dias alternados. Já para a retirada de entulhos estamos com as equipes todos os dias em diversos bairros, principalmente nesse período chuvoso. É preciso que os moradores tenham consciência e evitem jogar resto de material de construção, moveis usados, garrafas petes e outros tipos de materiais em terrenos baldios, pois isso só causa transtornos para os próprios moradores”, pediu Jadson Pereira, Gestor Técnico do SAAE.
--Antônio Pedro/Ascom SAAE
Postar um comentário