VALE EM FOCO

O que acontece com o seu Facebook depois que você morre?



O Facebook anunciou mais uma ferramenta inédita: o usuário da rede pode escolher algum contato para controlar a sua conta após sua morte. O sistema de "herança digital" funcionará primeiro nos EUA, mas deve chegar no Brasil em breve.

De acordo com o Facebook, a ferramenta foi criada a pedido de familiares de usuários que não se davam por satisfeitos em apenas "congelar" as páginas de seus contatos falecidos através do recurso de memoriais.

Lidar com contas de usuários falecidos se mostrou um problema para muitas redes sociais, serviços de e-mails e outros. Afinal, como gerenciar uma conta que ninguém mais tem acesso? Como lidar com todos os arquivos que uma pessoa possuía nessas redes?

O novo recurso é acessível da seguinte maneira (menu Configurações - Segurança - Legacy Contact). Assim, o usuário escolhe um contato para ser o seu "legacy contact". O "herdeiro" pode receber uma mensagem lhe avisando da responsabilidade no momento da escolha ou após a morte do usuário.

O herdeiro poderá aceitar pedidos de novas amizades, aceitar ser marcado em fotos, designar um post para ficar sempre no topo da sua Linha do Tempo, mudar foto de perfil e capa e baixar arquivos da conta como fotos. As mensagens privadas, no entanto, continuarão bloqueadas. A conta herdada ficará como uma adicional da sua original, mas, para evitar incômodo, ele não receberá as notificações relativas à conta do falecido.

Com a implementação, as possibilidades para esse tipo de conta se ampliam a: a página do usuário se torna um memorial; é possível simplesmente deletar a conta ou designar um "herdeiro" para gerenciar sua conta.

Páginas de usuários que já foram congeladas e tornadas memoriais não poderão voltar atrás e aderir à novidade.

A porta-voz do Facebook disse que essa é apenas a primeira versão da ferramenta que deve ganhar melhorias, seguindo os pedidos de usuários, com o tempo.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem