Focada na arborização responsável, a Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Serviços Públicos (SESP) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), realizou nesta terça-feira, 7, o plantio de treze mudas de Ipê Roxo e Caraibeira, na Orla II da cidade.
O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, explicou que as secretarias vêm realizando um estudo e avaliação das árvores existentes no município, e que alguns pés de algarobas estão sendo retirados dos logradouros públicos, por apresentarem risco de queda. “Consequentemente, isso coloca em risco a vida de pedestres e condutores. Após a retirada dessas espécies ocorre a preparação da terra, o replantio ou plantio das mudas e depois o acompanhamento”, esclareceu Celso Leal.
Qualquer cidadão pode adquirir uma muda e ajudar no trabalho de arborização da cidade. Moradora do bairro Santo Antônio, Lêda Maria da Silva, diz que o projeto é muito importante para Juazeiro. “Fico muito feliz em saber que a gestão municipal está preocupada em arborizar ainda mais nossa cidade. Aqui é um lugar muito quente e tenho certeza que quando essas árvores crescerem, além de embelezarem nossa orla, vai nos dar uma melhor qualidade de vida”, pontuou.
Desde janeiro a gestão municipal vem trabalhando com o projeto de arborização, resultando até o momento na plantação de 1500 mudas e na doação de 2500 plantas nativas e frutíferas. Para o engenheiro agrônomo da SEMAURB, Hudson Duarte, esse projeto irá fortalecer ainda mais a preservação e o respeito ao meio ambiente “As árvores escolhidas para o plantio, como os ipês roxo e amarelo integram o nosso bioma, uma vez que o sistema radicular pivotante das mesmas não vai danificar as calçadas, em especial aqui na orla”, explicou Hudson.
As mudas estão disponíveis para qualquer cidadão na sede da SEMAURB, situada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. O horário de entrega é das 08h às 12h e das 14h às 17h. Na secretaria os interessados receberão orientações sobre os locais apropriados para o plantio das mudas e os cuidados com as mesmas para que cresçam e se tornem frondosas.
Postar um comentário