Há pouco mais de 10 dias foram iniciadas as obras do Parque Fluvial. E as quadras poliesportivas situadas na Orla 2 da cidade já passam pelo processo de reconstrução. A intervenção irá promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o Angari. A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
O cronograma das obras foi distribuído em três grandes blocos: Orla 2, Angari e Terminal Hidroviário. “Iniciamos os trabalhos na área da Orla 2, com a execução da limpeza da área, bem como a demolição da estrutura da quadra que estava condenada, com a remoção dos alambrados e reparo do revestimento; na quadra de areia já removemos o meio fio responsável pela delimitação da mesma e estamos executando um novo, para em seguida iniciarmos a regularização, compactação e aterro com areia”, explica o engenheiro da SEDUR, Lucas Souza.
“Passo aqui diariamente fazendo minha caminhada e já noto mudanças, aos poucos as quadras estão tomando forma, a obra está no início, mas já apresenta resultados. Com certeza ao final teremos um novo espaço, uma orla fluvial mais bonita”, declarou a trabalhadora autônoma, Maria das Graças Lopes.
Orçado em aproximadamente 3.500.000,000 (três milhões e meio de reais) o Parque Fluvial é composto por três metas: Educação Ambiental, Elaboração do Projeto e Execução da Obra. “Concluímos o projeto, estamos executando a obra e aguardando a empresa vencedora da licitação da meta 1 nos apresentar uma proposta de trabalho para que possamos iniciar a parte de educação ambiental, que traz uma série de atividades envolvendo a população. Estamos trabalhando para honrar um compromisso do prefeito Paulo Bomfim, de iniciar e finalizar essa obra que vai transformar um dos mais belos cartões postais de Juazeiro”, observou o titular da SEDUR, Anderson Alves.
Parque Fluvial – Estão previstas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclofaixas em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de uma praça e atracadouro náutico para os caiaques, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário, as barracas que hoje ficam próximo a Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
Postar um comentário