VALE EM FOCO

Sabonete Dove retira do ar comercial polemico


O mundo da Comunicação, mais especificamente, o do MARKETING ultimamente tem aparecido com cada coisa que eu mesmo não entendo. Semana passada foi  a marca de sabão em pó OMO. Agora está sendo uma marca de sabonete-hidratante chamada DOVE. O que você achou  da propaganda? O que, raios, a marca quer comunicar ao mostrar uma garota AFRO DESCENDENTE  se transformar numa garota BRANCA numa propaganda de sabonete?  Sinceramente, longe de mim pensar que uma garota negra ao tomar banho com DOVE minutos depois acaba ficando branca. Não quero pensar nisso, mas parece uma mensagem subliminar de auto-sugestão nas entrelinhas da referida propaganda.

Infelizmente ao tocar num assunto sério e ao mesmo tempo delicado como esse, nós jornalistas acabamos meio que polemizando um pouco o tema embora num artigo como esse minha intenção é trazer você leitor a uma REFLEXÃO. Faltou sim, muita sensibilidade para perceber que essa performance poderia ser mal interpretada, como de fato está sendo, e, acabar relacionada a “etnia das  pessoas e não ao estado que se encontram as peles” como o autor da propaganda tenta sugerir. Quem lida com comunicação tem que entender que as pessoas são muitas vezes limitadas para pensar além do que a primeira impressão deixa. PROPAGANDA NÃO É ARTE, precisa ser OBJETIVA assim também como o JORNALISMO que eu e meus colegas da profissão praticam todos os dias. E esse assunto sobre ARTE tem sido muito discutido hoje em dia, já que tem se notado uma espécie de comportamento anarquista em certas exposições onde se vê obras que relatam pedofilia, intolerância e outros crimes que atingem em cheio “o senso comum dos bons costumes.”

Realmente não cabe uma barbeiragem dessa em 2017, pleno século 21. Ainda mais para uma empresa, como no caso da DOVE,  que vem abraçando a diversidade e celebrando a autoestima de todas as mulheres.

Sinceramente, por nossa consciência social, essa luta contra os preconceitos, causou-me espanto  enorme que essa empresa ( que é recorrente nessas gafes... ), tivesse feito uma propaganda que pudesse passar a mensagem de que A PELE VERDADEIRAMENTE LIMPA É PELE DE COR BRANCA e isso soa muito estranho! A DOVE acabou retirando a propaganda do ar e da internet, e , nesse fato muitos grupos de combate ao Racismo acabaram endossando suas críticas e declarando “guerra ganha” sobre a mal fadada publicidade.

Entretanto, hoje me cabe apenas refletir sobre essa questão: vale à pena ser polêmico só para chamar a atenção? Isso sem falar na quantidade de gente oportunista, desesperada por likes, que não pensa duas vezes antes de empunhar a “espada da justiça” e acabar reiterando o ultraje antes feito. Longe de mim tal coisa!


Segue o fluxo minha gente!



ERRY JUSTO.
Radialista e Jornalista.
Postagem Anterior Próxima Postagem