VALE EM FOCO

Mais 600 toneladas do bagaço da cana são doadas para alimentação dos rebanhos de Juazeiro


Mais 20 comunidades dos distritos de Pinhões, Itamotinga, Abóbora, Salitre e Juremal foram beneficiadas com a doação do bagaço hidrolisado da cana-de-açúcar como suporte alimentar para os animais (caprinos, ovinos e bovinos) pertencentes aos produtores que integram as associações rurais em Juazeiro.  A ação é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Agrovale.


A ação firmada desde o mês de julho já totaliza a doação de cerca de 600 toneladas do produto até o momento. O bagaço da cana funciona como volumoso que misturado com rações concentradas supri as necessidades alimentícias dos rebanhos. “O objetivo é amenizar a carência alimentar desses rebanhos, sendo que o bagaço está sendo usado como um paliativo de emergência e dependendo do balanceamento da mistura das rações, os animais ganham peso e até mesmo tornam-se propícios ao abate”, informou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco). Já foram atendidas 64 associações, beneficiando cerca de 600 produtores da agricultura familiar.

Além de ser utilizado para alimentação dos animais, o material também é empregado na geração de energia e na cobertura morta (proteção do solo) das plantações frutíferas dos projetos de irrigação. “Devido à forte estiagem, a alimentação dos animais ficou escassa e os produtores têm passado por grandes dificuldades. Com a parceria da Agrovale, conseguimos obter esse volumoso que tem contribuído para minimizar o problema”, destacou o secretário Tiano Felix.

As associações interessadas em adquirir o produto, podem realizar o cadastro na sede da ADEAP, localizada na Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro, Juazeiro-BA. A doação será iniciada a partir do dia 19 de outubro, encerrando em 14 de novembro, devido ao período de entre safra da Agrovale.


Lene Radina/ ASCOM ADEAP
Postagem Anterior Próxima Postagem