VALE EM FOCO

Mais de 300 idosos comemoram seu dia em tarde de muita animação


A ideia de uma vovó sentada fazendo tricô ou um vovô jogando dominó em uma praça passou bem longe da comemoração pelo Dia do Idoso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Uma tarde bem animada trouxe competições culturais, danças e jogos esportivos na programação que envolveu cerca de 300 idosos na tarde desta quinta-feira (28), no Clube dos Sargentos em Juazeiro. A comemoração contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim que cantando levou todos os idosos para o salão.

Os idosos participantes da ação são atendidos através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS do município. Como nas outras comemorações realizadas ao longo do ano, eles mais uma vez compareceram em grande público. Uma das atividades culturais propostas pela equipe organizadora foi a elaboração de poesias. Os idosos se dedicaram à tarefa e o resultado trouxe textos que expressam bem a realidade dos participantes. “Achei incrível participar do concurso, adoro escrever e foi muito gratificante. A alto-estima da gente fica lá em cima. A convivência e a interação com o povo da minha idade foi minha inspiração”, destacou a aposentada e ganhadora do concurso, dona Natália Gomes.

Dona Nair Moreira, aposentada de 80 anos era só alegria no salão. “É uma terapia! Às vezes os idosos ficam em casa só assistindo TV e acabam até adoecendo. Aqui a gente se diverte, dança, faz ginástica, é bom demais! Quero chegar aos 90 nessa juventude”, disse completada pela colega Maria Angélica Morgado. “É muito bom chegar a idade de ser idoso. Adoro participar destas atividades, a gente se distrai. Acho ótimo a prefeitura fazer esses eventos para os idosos, nós nunca tivemos isso e de uns tempos pra cá está muito evoluído e com muitas novidades. A gente participa de brincadeiras, de jogos, e é ótimo”, declarou.

A diretora de Proteção Social Básica da SEDES, Rosângela Mesquita falou sobre a ideia da realização do evento.  “Pensamos em festejar o dia do idoso de uma forma diferente, então organizamos a comemoração em forma de competição onde todos pudessem se divertir. Ao longo de quatro semanas eles disputaram entre si nas atividades de rotina e hoje na culminância cada um representa seu grupo. Superamos nossas expectativas com o envolvimento de mais de 300 idosos nas atividades”, comentou.

O prefeito Paulo Bomfim parabenizou a secretária Cida Gama e toda a equipe da SEDES pela ação realizada e destacou o papel do município em promover qualidade de vida para esse público. “É muito importante proporcionar essa alegria, descontração e esse cuidado com quem sempre cuida da gente. Sabemos que a cidade tem muito que melhorar ainda, mas temos feito muito esforço e vê esse evento com tanta participação nos incentiva ainda mais a trabalhar por quem mais precisa”, completou.  

Para a secretária Cida Gama esse cuidado com o idoso é de fundamental importância. “É orientação do prefeito Paulo Bomfim esse cuidado com as pessoas e é esse o nosso foco. O papel da secretaria é trazer esse idoso pra perto da gente e cuidar dele. Todos os eventos que promovemos para eles a participação é grande, então é sempre muito gratificante”, ressaltou.


Por Fabiana Diniz/SEDES

Postagem Anterior Próxima Postagem