A I Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco teve início nesta sexta-feira (25), em Petrolina. O evento, que acontece no auditório da Unimed Vale do São Francisco, localizado na Rua do Coliseu, nº 123, no Centro da cidade, segue até este sábado (26). O objetivo da jornada é discutir a qualidade de vida de pacientes com diagnósticos de doenças graves.
Mais de 130 inscritos, entre profissionais e estudantes da área de saúde, participaram da abertura do encontro. A primeira palestra foi do médico geriatra, Dr. Daniel Azevedo, sobre abordagem paliativa em pacientes com demência, detalhando desde o diagnóstico ao acompanhamento do processo de morrer.
“Acho que a plateia entendeu todos os pontos. Falar dessas experiências possibilita uma troca fantástica. O que fica mesmo é como cuidamos das pessoas, seus sentimentos, a participação da família em um processo humanizado. Em todos os momentos cabe cuidado e muito amor”, ressalta o geriatra.
Ainda durante a noite desta sexta foram debatidos temas de extrema relevância, como os aspectos éticos-legais em cuidados paliativos e abordagem interdisciplinar. A I Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco terá extensa programação durante todo este sábado, finalizando às 17h.