A parceria entre o Projeto Abelha Viva e o Nono GBM, tem evitado que centenas de enxames de abelhas sejam exterminados na região do São Francisco.
O Projeto foi criado em 2014, visa proteger enxames de abelhas e tem combatido constantemente a prática irregular na cidade. O ‘Abelha Viva’ é uma iniciativa voluntária de Lícia Regina Lopes, que ao presenciar um extermínio de enxame em uma área urbana passou a estudar sobre as espécies. Já foram realizadas varias capacitações com a participação de apicultores, do Corpo de Bombeiros, representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de organizações parceiras, que abraçaram a ideia da proposta.
Hoje o Projeto conta com o apoio de varias associações de apicultores e da vontade incansável de Lícia Lopes em combater o extermínio de abelhas na região. Em 2015, o Projeto Abelha Viva foi premiado nacionalmente pela Natura com o Prêmio Acolher, em razão da relevância do Projeto em contribuir com a natureza.
Neste sábado (22) mais uma ação do Projeto em parceria com o Nono GBM culminou na captura de vários enxames que estavam em carros apreendidos no pátio do Detran de Juazeiro.
ASCOM 9º GBM