O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região moveu Ação Civil Pública contra a Caixa Econômica Federal pelo descumprimento do acordo coletivo de trabalho e a lei 4.178 (instituições financeiras e de crédito não pode funcionar as sábados).
O sindicato considera um desrespeito da direção da Caixa a abertura das agências aos sábados. A carga horária da categoria bancária é de seis horas, de segunda a sexta-feira, mas o banco insiste em ignorar. O trabalho no sábado, além de desrespeitar a lei, inviabiliza o repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo.
O cronograma que prevê o funcionamento das agências no fim de semana foi divulgado na última terça-feira (14/02) pelo banco. A ampliação da carga de trabalho dos empregados foi definida para atender a demanda dos saques das contas inativas do FGTS. E as agências já abriram no último sábado, 18 de fevereiro.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação a entidade vai continuar lutando pela categoria e não vai aceitar esse procedimento. “Queremos mais contratação e não sobrecarregar os funcionários. Essa medida é inaceitável por isso movemos esta ação. Entendemos que o banco precisa com caráter de urgência contratar mais pessoas.Os empregados não são obrigados a trabalhar no sábado. O trabalho em horários diferentes do contrato de trabalho é facultativo e é obrigatório o pagamento de horas extras”, explicou Maribaldes.
Entenda os Horários estendidos
A Caixa quer abrir agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que o cronograma de pagamentos coincide com a Semana Santa): 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.
Os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS de 10 de março a 9 de abril. Os nascidos em março, abril e maio poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS entre 10 de abril e 11 de maio. Nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Quem nasceu em setembro, outubro e novembro vai receber os valores em entre 16 de junho e 13 de julho. Já os nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.
Ascom SEEB