VALE EM FOCO

9° GBM REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE DOMÉSTICOS NO CONDOMÍNIO MINHA CASA MINHA VIDA EM CAMPO FORMOSO



Visando difundir o conhecimento de prevenção contra acidentes domésticos, integrantes do Subgrupamento de Bombeiros Militar (Senhor do Bonfim), unidade subordinada ao 9º Grupamento de Juazeiro, ministraram na noite dessa terça-feira (21) palestra para um grupo de moradores.
É muito relevante ministrar orientações de primeiros socorros com crianças, segundo o Ministério da Saúde todo ano, 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais. Com esses números, dá para entender por que os acidentes são a principal causa de morte de brasileiros de 1 a 14 anos de idade. Muitos deles acontecem no ambiente doméstico, principalmente com as crianças pequenas, que ficam mais tempo em casa.


Para o Tenente BM Enderson Rocha, esses momentos são importantes principalmente porque área de competência do SGBM engloba 30 municípios, sendo alguns muito distantes da sede. “Dessa forma é importante que a população saiba prevenir acidentes e, caso aconteça, saibam realizar os procedimentos corretos até a nossa chegada.”, frisou o tenente Rocha.

Além do Tenente Rocha, participou da palestra o Soldado BM Emerson Lopes, que discorreu sobre “As medidas de segurança contra o incêndio”.
A palestra reforça o compromisso do 9º Grupamento de Bombeiros Militar com a comunidade, de forma a valorizar a realização de ações prevencionistas voltadas à proteção da vida.

Bombeiros em Senhor do Bonfim participam de campanha solidária para doação de sangue.

A campanha da Cinefro (Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim) para doação de sangue ganhou um reforço de doadores, essa semana um grupo de bombeiros do 2º Subgrupamento em Senhor do Bonfim, entrou na campanha para doação de sangue. O objetivo é elevar estoque do hemocentro em meio ao período crítico, pois a medicação eritropoetina está em falta nas clínicas de hemodiálise de toda Bahia, aumentando assim a necessidade de muitas bolsas de sangue.
Para a Soldada BM Aloysia Costa, é preciso expandir essa compreensão e doar de forma voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
"Sentimento inexplicável em saber que você pode está ajudando vidas que nao conhece e talvez nunca conhecerá", ressaltou.

Critérios para doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.
Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

ASCOM 9º GBM
Postagem Anterior Próxima Postagem