VALE EM FOCO

Matéria nacional sobre o Júri de Lampião será exibida neste domingo 10/11



O programa “Fantástico”, da Rede globo, exibirá no próximo domingo (10) uma matéria especial sobre o Júri de Lampião, realizado no final de outubro, em Petrolina. O Jornalista Ernesto Paglia esteve na região do Vale do São Francisco durante três dias para realizar as gravações, e acompanhou todo o julgamento. Um dos locais escolhidos para a captação de imagens do casal mais famoso do sertão, Lampião e Maria Bonita, foi no Capim, distrito de Petrolina.

A repercussão do júri do Rei do Cangaço superou as expectativas da equipe de organização, que está muito feliz pelo reconhecimento do seu trabalho. Ao escolher o ‘Capitão’ Virgulino para estrear o primeiro júri Épico o evento reacendeu a polêmica que envolve a figura de Lampião, mas também questionamentos sobre até onde e como se podia lutar contra um Estado que oprimia e colocava empecilhos à justiça social ao povo sertanejo daquela época. 


“É imensamente satisfatório perceber o quanto o Júri Histórico ganhou visibilidade com a divulgação feita pelos próprios alunos, pela mídia local e regional, e por todos os interessados na temática”, comenta o professor e idealizador do evento, Andersom Wagner Araújo. Ele explica ainda que o tema não trouxe somente uma perspectiva do Processo Penal. “O assunto promoveu o resgate, a análise da cultura e da história do povo nordestino que lutava e luta pela sobrevivência, pela igualdade de oportunidades”, conclui Araújo. 

Com intuito de partilhar a vivencia, a equipe de organização do Júri Histórico convida a população Vale do São Francisco para prestigiarem a reportagem, que apresentará os momentos marcantes do evento e a opinião dos sertanejos sobre o ‘Rei do Cangaço’. Será também uma ocasião para os participantes rememorar o júri e, aos demais, a oportunidade de assisti-lo.

*O Júri Épico é um projeto anual idealizado pelo professor Anderson Wagner Araújo e pelo promotor criminal de Petrolina, Fernando Della Latta, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Assessoria Júri Histórico

1 Comentários

  1. Vai procurar de resolver questão que está atrasada dos detentos presos muitos com suas penas já paga e ainda estão presos vão agir de forma digna de ser chamado de júri agora vai fazer julgamento de morto vai prender quem mesmo ...
    Isso só acontece no Brasil mesmo país sem lei sem moral sem capacidade de ser comandada por brasileiro pois me parece que raciocínio ética e moral tá em falta nesse país deveria olhar para os que estão em Cáceres há anos esquecidos dentro de presídios superlotados mas não vão fazer juri de lampião ....
    BRASIL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem