VALE EM FOCO

TV São Francisco sem telejornalismo local: seria a morte do jornalismo juazeirense? Eu mesmo respondo: "NÃO"



Na ultima segunda feira, dia 06 de maio de 2019, todos nós juazeirenses fomos pegos de surpresa com a notícia do encerramento dos trabalhos de telejornal local da TV S. FRANCISCO, afiliada da REDE GLOBO aqui na cidade onde moro, Juazeiro-BA. Segundo informações mais de 15 funcionários foram demitidos e de acordo com comunicado ofocial, a emissora começa a operar com um novo modelo de produção de conteúdo. A partir de hoje (dia 07-05-19), as equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo 'Jornal da Manhã', 'Bahia Meio Dia' e 'BATV', através da matriz TV BAHIA, em Salvador. A própria assessoria da Rede Bahia afirmou que "não é real" as informações sobre o fechamento da TV São Francisco e que foram mantidas as "equipes de reportagem, toda área comercial e de marketing, além da equipe técnica".

Bem... Mas ainda há muito burburinho nas redes sociais que propaga a desinformação de que Juazeiro da Bahia à partir de agora não terá mais suas notícias locais, o que na minha opinião é um absurdo tal afirmação. E por quê? Simplesmente porque ainda que a emissora em questão fosse fechada (o que segundo diretores não vai acontecer) nossa cidade além de ter quatro emissoras de rádio com jornalismo em suas grades, nossa cidade ainda oferece espaço largo para que afiliadas da RECORD TV, SBT e outras venham instalar-se aqui e fazer seus trabalhos de forma producente e profissional. E aproveitando essa minha observação, gostaria de explanar de forma sucinta, o que em minha OPINIÃO levou essa derrocada da “Vênus Prateada” que há mais de cinquenta anos hegemonicamente vinha liderando audiência em sua programação. 

Eu costumo sempre fazer menção à REDE GLOBO em duas épocas: “CR e DR” que quer dizer com Roberto Marinho e depois de Roberto Marinho respectivamente. Eu nasci em 1968, na capital do Rio de Janeiro e desde aquele ano a carioquíssima REDE GLOBO já existia. Juntamente com ela existia também a TV TUPI que depois de seu desligamento em 1978 passou a ser somente sistema de rádio; TV BANDEIRANTES da família SAAD de S. Paulo; a antiga REDE RECORD que faliu no início dos anos setenta e em 1979 surgiu a antiga TVS que hoje nós conhecemos como SBT do grupo SÍLVIO SANTOS de S. Paulo. Na década de setenta e oitenta com todas essas emissoras no ar, a emissora carioca do Jornalista Roberto Marinho teve seus dias de muita glória. Era sim líder e batia todas as concorrentes nos índices de audiência, pois sua programação mista com filmes enlatados estadunidenses da “Sessão da Tarde” e “Tela Quente”; telenovelas e telejornalismo eram produzidos com muito bom gosto e bom senso. Acredite se quiser, mas, naquela época a REDE GLOBO conseguia ser referência nacional (e internacional) de ética e profissionalismo. Porém em seis de agosto de 2003 morre o grande fundador e idealizador do grupo GLOBO, o jornalista Roberto Marinho. É justamente aí que minha tese começa...

Na morte de seu fundador, seus quatro filhos assumem a direção do enorme e mais rico grupo de comunicação. Pouco se sabe das vidas particulares desses, mas muito se pode avaliar quando tratamos de fazer uma leitura critica do que se produz nessa emissora desde então. E no mesmo ano da morte do grande jornalista, em 2003 é eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o 35º presidente e também um desafeto político do finado Marinho. Lula governou nosso país até 2011. Após investigações da Operação Lava-Jato e com as delações premiadas de Marcelo Odebrecht e de Antonio Palocci hoje se sabe que durante as duas gestões de Lula, a REDE GLOBO faturou números exorbitantes no tocante a verbas publicitárias do Governo. Mas essa dinheirama toda de publicidade começou a acabar durante o governo Dilma Rousseff, o que gerou muitas “notícias e denúncias nada espontâneas” contra seu governo advindas da emissora carioca. Começa então o calvário da poderosíssima REDE GLOBO, isso sem falar que nessa época a internet e as redes sociais começavam a ter um papel preponderante no comportamento de quem apenas ouvia e acreditava no telejornalismo brasileiro. Dilma sofre impeachment e Michel Temer assume um país quebrado tanto financeiramente como politicamente falando, pois a credibilidade dos brasileiros no tocante ao folclore do “jornalismo imparcial” começava a ruir.

No ano passado, em 2018 surge um candidato a presidente, que, segundo a ótica do jornalismo da REDE GLOBO era considerado como “o pior dos piores” pelo simples fato de ser ex-militar, sem papas na língua, conservador (no tocante a família e bons costumes) e... Aí é que vem o “pesadelo Global”: um liberal econômico, ou seja, financeiramente falando era tudo o que a emissora não queria! Daí, o povo brasileiro começou a perceber o que realmente estava em jogo, isso falando “do lado da GLOBO”, pois ao ver o seu castelo hegemônico de empresa formadora de opinião a ruir, esta  começou a proferir informações tendenciosas e ataques mentirosos contra a reputação dos candidatos adversários JAIR BOLSONARO e também de FERNANDO HADDAD. Basta assistir no Youtube as duas entrevistas exclusivas que ambos deram no JORNAL NACIONAL e verá o que eu digo aqui no tocante as perguntas feitas. Parecia uma troca de ofensas entre jornalistas e candidatos! Detalhe: Bolsonaro e Haddad eram adversários políticos, mas os apresentadores de bancada William Bonner e Renata Vasconcelos obedecendo ordens da direção da emissora, não foram imparciais. A Globo queria mesmo era aniquilar as chances de ambos candidatos na época para que ao menos pudesse fazer decolar a candidatura de GERALDO ALKMIN, este com ideias progressistas que muito agradava os anseios da emissora até então líder de audiência.

O povo brasileiro percebendo essa idiocrasia da Vênus Prateada, começou a conferir a verdade dos fatos nas emissoras RECORD, SBT, BANDEIRANTES e REDE TV o que fez a emissora carioca enfrentar sérios baixos índices de audiência. Isso sem falar que uma emissora de rádio paulistana de nome JOVEM PAN conseguia disparar na audiência pela manhã com seu “Jornal da Manhã” e a tarde com os vespertinos programas “Três em Um” e  “Os Pingos nos Is”. Todos esses programas de jornalismo opinativo.  O GRUPO BANDEIRANTES DE COMUNICAÇÃO conseguia também informar magistralmente  no horário da manhã em suas emissoras de rádio BANDNEWS na voz do saudoso jornalista, âncora e apresentador (tanto no rádio como na TV) Ricardo Boechat, que nos deixou recentemente. Também não podemos esquecer o jornalista BÓRIS CASOY da REDE TV e do apresentador CAROS NASCIMENTO do telejornal SBT Brasil. Resumindo: ao perceber a queda da audiência da REDE GLOBO com seu jornalismo birrento e desinformativo, as outras emissoras, sites, blogs e canais do Youtube (bem como as redes sociais na internet) começaram a fazer (mesmo às vezes de forma nada profissional) o papel que a GLOBO acabara de perder, a saber: o de informar! E qual foi o resultado disso? Bolsonaro ganhou para Presidente do Brasil e logo começou a cumprir sua promessa de não mais pagar rios de dinheiro para publicidades do Governo na GLOBO. Com isso a qualidade das produções começaram a cair, artistas renomados são mandados embora e o pior, patrocinadores poderosos começam a migrar para RECORD, SBT, BANDEIRANTES e REDE TV. Perceberam isso? Queda de audiência é igual a queda de arrecadação e vice-versa!  Assim começou a queda de audiência da REDE GLOBO.

Agora você meu caro leitor deve estar se perguntando: o que tudo isso que você escreveu têm haver com o fato da pequena (mas não ineficiente) TV S. FRANCISCO aqui da cidade de Juazeiro da Bahia ter encerrado suas transmissões de jornalismo local? Eu mesmo respondo TUDO! Aqui também o povo juazeirense, que possui senso crítico também, começou a ver uma certa descredibilidade por parte dessa filial, mas não por culpa desta e ou de seus funcionários, mas sim por culpa do produto que ela oferecia vindo da matriz do Rio de Janeiro e de São Paulo. O nosso telejornalismo produzido pela TV S. FRANCISCO era de excelente qualidade e credibilidade sim, mas recebeu indiretamente a pecha de jornalismo tendencioso pelos fatos que relacionei acima e outros que por hora não pude ainda falar. Quero finalizar dizendo que nós juazeirenses não estamos aqui assistindo a morte da TV S. FRANCISCO, mas sim, a morte do SISTEMA GLOBO DE COMUNICAÇÃO como um todo. E digo mais: em todo Brasil e até no exterior! Eu ainda me permito fazer nessa crônica opinativa um prognóstico: se essa emissora fizer ao menos uma meia culpa, admitindo seus erros e mudar de vez esse comportamento “info-belicoso” contra o governo (que na verdade fere mais a honra de todos os brasileiros que torcem por um país melhor) aí sim, haveria chances de recuperar sua credibilidade e também seus patrocinadores. O que estamos testemunhando é a lenta morte dessa tão poderosa emissora de TV. E essa morte já está começando com as filiais, no caso de nossa tão querida e amada TV S. FRANCISCO! É doloroso isso...

Sigam o Fluxo Gente Amiga!



ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista

Apresentador do programa TRANSANEWS que vai ao ar de segunda a sexta das 7h às 8h na TRANSRIO FM 99,9 – Juazeiro BA.

Ouça nossa programação no <www.radiotransriofm.com

2 Comentários

  1. EM 1967,TINHAMOS A TV PAULISTA CANAL 5,A QUAL FOI COMPRADA PELA GLOBO,COM POLPUDO APORTE FINANCEIRO NORTE AMERICANO,EM SEGUIDA JA COM O NOVO NOME,TV GLOBO CANAL 5,A NOVA EMISSORA CONTRATOU A NATA DOS PROFISSIONAIS DA ÉPOCA, QUE ESTAVAM ESPALHADOS PELAS DEMAIS EMISSORAS DE TV LHES PAGANDO RÉGIOS SALÁRIOS.FOI UM MASSACRE NA ÉPOCA SOBRE AS DEMAIS EMISSORAS,HOJE ESTAMOS VENDO A LEI DO RETORNO EM AÇÃO !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem