VALE EM FOCO

Grávida de 15 anos morre no Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina; família diz que houve negligência; hospital envia nota



Miliam Carvalho da Silva, de 15 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (02) no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina. Ela estava grávida de 5 meses e residia no Residencial Monsenhor Bernardino.

Segundo informações repassadas por Bruna Carolina Carvalho de Souza Silva de 18 anos, irmã da adolescente, Miliam deu entrada na unidade no último domingo por suspeita de início de aborto.

“Ela perdeu muito líquido e a gravidez era de risco. Constantemente ela vinha sentindo fortes dores e ainda pegou uma infecção hospitalar quando seu entrada na unidade”, relatou.

Bruna Carolina revela ainda que a criança não resistiu e que a mesma estava morta dentro da barriga da mãe desde o último final de semana.

“No domingo a criança estava viva, mas no mesmo dia veio a óbito. Disseram que o bebê estava atravessado na barriga e o parto teria que ser normal e não cesário por conta da gravidez que era de risco”, disse Bruna.

A jovem ressaltou que o estado de saúde da sua irmã piorou, apresentando febre alta desde a noite desta terça-feira (1º) e que logo cedo ela teve uma parada cardíaca. A família diz que houve negligência por parte do hospital.

“Ela estava com muita febre e sentindo dores fortes todos esses dias. Mandaram chamar minha mãe às presas. Às  6 da manha ela teve uma parada cardíaca. Nós achamos que é caso de negligência, pois esse tempo todo ela vinha sofrendo e tomando comprimidos para que o parto fosse realizado de forma normal e nós queremos uma explicação, pois essa situação insuportável que é sempre denunciada envolvendo esse hospital, agora atingiu a minha família”, desabafou.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina envia nota de esclarecimento sobre morte de adolescente

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que a paciente Miliam Carvalho da Silva veio a óbito na manhã desta quarta-feira (02.05), tendo como causa declarada: Edema Agudo de Pulmão / Choque Séptico / Corioamnionite / Ruptura Prematura de Membranas. Sendo a SEPSE (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção) a maior causa de mortalidade materna no público adolescente.

A paciente deu entrada na unidade no último domingo (29.04) sem nenhuma informação acerca da gravidez, pois não havia iniciado o pré-natal. No serviço, ela realizou exames e teve todo o acompanhamento médico necessário desde o primeiro momento. A paciente, inclusive, fez uso de medicação para o amadurecimento do pulmão do bebê e antibioticoterapia de amplo espectro.



Infelizmente, o quadro estável da paciente evoluiu rapidamente para um choque séptico, que resultou em uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica imediatamente entrou com as manobras de reanimação e tentou por 40 minutos uma reversão do quadro, sem sucesso.

Em tempo, o hospital solidariza-se com a família, se coloca à disposição dos mesmos para maiores esclarecimentos, e ressalta que o caso seguirá para o Comitê de Mortalidade Materna do HDM.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem