VALE EM FOCO

SAAE retira por dia mais de 100 toneladas de entulhos das ruas de Juazeiro



O Setor de Resíduos Sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem realizando diariamente a operação para retirada de entulhos em diversos bairros da cidade. De acordo com o Gerente do Setor, José Cândido, de 100 a 120 toneladas são retiradas todos os dias, apesar do trabalho de fiscalização e de conscientização que vem sendo intensificado.

“Encontramos nas ruas e terrenos baldios todo tipo de material depositado indevidamente causando transtornos e prejudicando o meio ambiente, principalmente nesse período de chuva, pois todo este material, quando não retirado a tempo, acaba indo parar nos Poços de Visita e galerias de água pluvial. Tem lugares que retiramos o lixo pela manhã e no dia seguinte já tem  outra quantidade, mesmo com a coleta feita regulamente em todos os bairros, falta ainda consciência ambiental por parte da população”, relata Cândido.

A dona de casa Maria do Socorro, que mora no residencial Juazeiro II, atendido essa semana pela equipe do SAAE, elogiou a iniciativa ao tempo em que criticou a postura de alguns moradores. “Passamos o maior sufoco nestes dias que choveu, pois o lixo que as pessoas jogam na rua acaba entupindo os bueiros e a água não tem para onde correr. Toda rua ficou alagada e nós sem saber o que fazer”, disse

Já Dona Maria de Lourdes Alves, moradora do Residencial Juazeiro III, confirmou que o caminhão da coleta passa todos os dias no bairro, mas que algumas pessoas insistem em colocar o lixo na rua, depois que o carro passa. “É lamentável, pois assim nosso bairro fica ainda mais feio. Se a gente for reclamar ainda arruma briga com o vizinho. Eu faço a minha parte e espero que todos um dia venham também fazer a sua”, pediu

Atendendo a solicitação dos próprios moradores o SAAE isolou os depósitos que eram utilizados para colocar lixo nos residenciais e ampliou a coleta com os carros passando de segunda a sábado em todas as ruas. O morador  Francisco Abreu reconhece o trabalho do SAAE, mas reforça a falta de conscientização de parte da comunidade. “Mesmo com o carro passando todos os dias pela manhã, muita gente ainda coloca o lixo nas casinhas, atraindo animais de todos os portes e provocando mau cheiro. O pior, tem morador que ainda toca fogo no lixo e a fumaça acaba prejudicando as crianças”, denuncia.

“A operação vem cumprindo o nosso planejamento, mas infelizmente a população ainda não está colaborando. Ações simples como a de não jogar o lixo na rua, depositar o lixo de casa em dia e horários corretos para ser recolhido, não descarregar os resíduos, restos de materiais de construção dentre outros, em local proibido, são atitudes simples, mas que geram benefícios para toda a cidade. O numero 153 está disponível para que as pessoas possam ligar e fazer a denuncia de despejo irregular de entulho, assim como o 0800 0719 800 para os devidos esclarecimentos”, informa o Gestor Técnico do SAAE, Jadson Pereira.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem