VALE EM FOCO

Motoristas da Secretaria de Saúde participam de capacitação realizado pelo CMPATT



O Comitê Municipal de Prevenção a Acidentes de Trânsito Terrestres (CMPATT) realizou nesta segunda-feira, 26, na Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) um curso sobre atualização em legislação de trânsito inicialmente com os motoristas da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é culminância das reuniões que acontecem mensalmente com os membros da rede municipal, estadual e federal.

Logo nas primeiras horas da manhã, o CMPATT iniciou as atividades com uma apresentação teatral, formada pela equipe do Núcleo de Educação e Prevenção à Saúde (NEPS) e o Palhaço Pouquinho. De maneira lúdica e descontraída eles iniciaram as atividades com uma mensagem de respeito aos direitos e deveres de todos os cidadãos.

O evento contou com palestras ministradas por membros do comitê de profissionais da saúde e na pauta do curso tiveram: Saúde Mental no trânsito - ministrada pela psicóloga Flávia Ribeiro; Direção Defensiva - dirigida por Valdionor Alves, Delegado Sindical das Auto Escolas na Bahia; Comportamento e educação no trânsito - por Marcos Passos, Gerente de trânsito da CSTT; Legislação e crimes de trânsito - conduzida por José Wellington 1º Sargento da PM – 4º Companhia Rodoviária. Além disso, houve dinâmica de aquecimento e orientações funcionais através da educadora física, Gilmara de Melo, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Atento a todos as informações o motorista do SAMU, Rubeilton de Sousa Bispo fala da importância do curso. “Sou motorista do SAMU há 10 anos e estamos sempre nos atualizando, participando de cursos, até porque o nosso papel não é só conduzir a ambulância, nós também ajudamos a pessoa que necessita e, para que isso aconteça é necessário estarmos bem psicologicamente. Gostei muito do que a psicóloga falou, estamos nos aperfeiçoando”, explicou.

Outro profissional que trafega diariamente pelas vias da cidade é o motociclista do Programa de Chagas, Cleber Cristiano Ribeiro com atuação maior no interior da cidade. “Hoje o que eu mais achei interessante e não sabia é que antes de iniciarmos nosso trabalho devemos nos alongar, eu nunca pensei que precisasse, mas vi aqui que depois de despertarmos nosso corpo podemos realizar melhor nossas atividades”, concluiu.

De acordo com Tatiane Malta, superintendente de Vigilância e Saúde e Coordenadora do Comitê, a ação é a objetivação da teoria e prática. “Estamos colocando em prática o foco do comitê que é educação, mobilização e fiscalização. Já realizamos uma blitz educativa na área central da cidade, agora estamos trazendo para os motoristas inicialmente da saúde esse curso e estamos com mais programações na sede e nos distritos. Todo esse trabalho desenvolvido tem como objetivo prevenir para assim reduzir o número de acidentes”, concluiu a Superintendente.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem