VALE EM FOCO

A errata proposital das Organizações Globo



Conta-se que, num tempo e lugar distante daqui, um jovem inventou uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima. Não existe mentira mais perversa do que meia verdade. Todos veem a metade verdadeira e deduzem o resto. O problema foi que a outra metade era inventada… pura mentira. Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu amargamente e procurou um velho sábio para fazer uma confissão. O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse: 

“Você está realmente arrependido do que fez?”

O jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido até o perdão à pessoa que injustamente havia difamado.

– “Bem…” respondeu o ancião, “então antes de lhe dar a absolvição vou pedir que cumpra uma tarefa. Você vai pegar um travesseiro de penas de ganso, subir em um alto monte e soltar as penas ao vento.”

 – “Só isso?” admirou-se o jovem. – “Sim. Depois volte aqui, viu?”

No dia seguinte o jovem voltou satisfeito. Então o sábio falou:

– “Agora você está preparado para cumprir a segunda parte da tarefa: volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro”. O jovem olhou sem entender:

-“Mas isso é impossível”. Então o sábio disse categoricamente:

-“Justamente. Da mesma forma que será impossível reparar toda fofoca que você espalhou. Você poderá receber o perdão da pessoa que ofendeu. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém!”.  

Estória interessante, não é? Agora vamos ao fato real ocorrido:

 Na coluna do JORNAL O GLOBO (aquele das Organizações GLOBO) um jornalista de nome LAURO JARDIM que escreve colunas, assim como eu faço diariamente aqui nos Blogs e nas Redes Sociais, publicou um artigo totalmente malicioso a respeito do Presidenciável JAIR BOLSONARO no domingo passado. Em sua coluna JARDIM afirmou que JAIR BOLSONARO disse num Encontro com Representantes de Instituições Bancárias que “se eleito presidente, jogaria de um helicóptero em voo panfletos na a favela da Rocinha no Rio de Janeiro-RJ avisando para os traficantes que lá atuam se entregarem. Do contrário, metralharia a favela!” Depois dessa “suposta sentença” BOLSONARO foi aplaudido de pé. Dito isso agora EU vou tecer meus comentários.

Parece-me que o jornalista não soube escolher bem a sua fonte informativa. Digo isso porque jornalistas ou repórteres quando não estão no local onde a notícia está ocorrendo, confia na palavra de um informante (testemunha) que lá estava presente. No caso dessa “errata” posso já presumir que tratou-se de exagero colocando palavras que não foram ditas pelo MITO. A entrevista na íntegra de BOLSONARO nesse encontro foi toda FILMADA e em nenhuma parte aparece o presidenciável fazendo qualquer insinuação que viesse resultar nesse falso conteúdo dessa matéria de Lauro Jardim.

 Quando eu vejo um caso discrepante desse, me vem à memória algumas palavras que DONALD TRUMP disse em vários pronunciamentos durante sua campanha à Presidência dos EUA. Ele chegou a dizer que "a maioria das notícias falsas (fakenews) são plantadas por meios de emissoras de Rádio ou TV e que resultam na viralização destes conteúdos mentirosos na internet!” Ou seja, as “fakenews” agora estão vindas de GRANDES EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO como nesse caso, as ORGANIZAÇÕES GLOBO. É óbvio que depois que o próprio JAIR BOLSONARO ao tomar conhecimento resolveu postar um vídeo desmentindo essa sem-vergonhice, o próprio colunista que escreveu a mentira logo “sentiu-se constrangido” e abaixo da matéria redigiu uma nota esclarecendo o “ingênuo mal entendido.”

 Porém, depois dessa “catraquice toda”, apesar de tudo ter sido desmentido pelo colunista, a difamação do MITO permanece e vai repercutir muito, infelizmente. Esse tipo de “arapuca midiática” é um truque tão velho quanto o cinema mudo. Consiste em plantar-se uma mentira e depois de alguns dias quando o alvo da calúnia for reclamar, retira-se a matéria, pede-se desculpa e tudo fica “aparentemente resolvido”, certo? Só que non! Você se lembra da estorinha que contei acima sobre as penas de ganso jogadas ao vento? Por mais que a GLOBO venha se desculpar e reparar o erro “as penas já foram espalhadas” e será muito difícil recuperá-las! Ou seja, muita gente vai pegar esse recorte do Lauro Jardim e vai usá-lo para atacar o MITO difamando-o nas redes sociais. Eu ERRY JUSTO sou jornalista e por isso também sou passível de deslizes e erros. Agora cabe a nós, seus apoiadores arregaçarmos as mangas e tentar ao menos limpar toda essa sujeira da “fakenews” plantada pelas ORGANIZAÇÕES GLOBO! E lembre-se, a mídia tradicional como aconteceu nos EUA, é a “mãe de todas as fakenews!” O mal que esta provocou, ficará pairando sempre, como penas ao vento. Vamos ficar ligados!



ERRY JUSTO.

Radialista e jornalista.



Link da Coluna de LAURO JARDIM:

<http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/solucao-de-bolsonaro-para-rocinha.html>

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem