VALE EM FOCO

Você sabia? - Doença bucal em gestantes pode provocar parto prematuro


As mulheres podem fazer exercícios físicos durante a gravidez? Qual a alimentação recomendada? Gestantes podem realizar procedimentos odontológicos? Apesar dos avanços da ciência, alguns dos mitos que cercam o tema da da gestação ainda não foram completamente desvendados. A relação entre a doença periodontal, o parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso é um deles. Já a crença popular de que mulheres grávidas não devem ir ao dentista é frontalmente contestada por profissionais da área.  

Segundo o pesquisador da Universidade Regional de Blumenau João Luiz Gurgel (CROSC 7074), vários estudos apontam para uma ligação entre a periodontite e complicações na gestação. Estágio avançado da inflamação dos ligamentos e ossos que fixam os dentes à gengiva, trata-se de uma doença geralmente é causada pela presença de biofilme (placa bacteriana), que se acumula na superfície dentária quando a higiene bucal não é realizada de maneira adequada. No caso das gestantes, é um problema bastante comum, uma vez que realizar a escovação pode se tornar desconfortável por causa das náuseas. O problema dessa inflamação, esclarece Gurgel, é que as toxinas geradas por ela podem entrar na corrente sanguínea e prejudicar a gravidez.

Apesar de não haver estudos definitivos na área, o coordenador do setor de Periodontia na graduação e pós-graduação e vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann (CRORS 3948), afirma que as gestantes devem buscar tratamento assim que reconhecerem os sintomas da doença, como sangramento da gengiva, mau hálito e amolecimento de dentes. “Os estudos mostram que não há problemas em tratar as disfunções periodontais durante a gravidez, mas ainda não temos uma comprovação definitiva de que tratando a doença periodontal haverá diminuição de partos prematuros e de nascimento de crianças com baixo peso”, afirma. Oppermann alerta que sangramentos na gengiva não são normais. Se a gestante observar algum sinal de sangue em alimentos, durante a escovação ou no travesseiro ao acordar, ela deve procurar um dentista imediatamente.  


“É importante salientar que cada gestante tem as suas peculiaridades e que o dentista deve avaliar o risco e os tratamentos para cada paciente. De qualquer forma, o tratamento para esta doença é simples e de baixa complexidade”,  finaliza Gurgel.  

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem