VALE EM FOCO

Moradores de Maniçoba II são atendidos pela Caravana da Saúde após entrega de nova unidade



A manhã foi movimentada nesta quarta-feira, 13, na nova Unidade de Saúde da comunidade de Maniçoba II, zona rural de Juazeiro, com a chegada da Caravana da Saúde. A unidade foi construída e entregue no mês de novembro pela gestão municipal, que já contabiliza 11 novos postos de saúde inaugurados, do total de 14 que integram o programa “Requalifica UBS”, do Ministério da Saúde.

Moradora da Jazida 7, Eva Conceição dos Santos é professora do município e diz que a nova unidade trouxe tranqüilidade aos moradores. Ela que foi fazer exames de rotina, aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde em levar a Caravana para a localidade. “Muitas pessoas não têm como se deslocar para ir a um médico ou mesmo ser atendido por um especialista. Então, ter a caravana aqui em nossa comunidade, poder fazer exames específicos no posto novinho como esse é muito bom”, comentou a professora.

A também professora, Sheila Souza Santana expressou a mesma opinião. “Essa unidade foi a conquista de um sonho para toda comunidade e agora ser contemplada com a caravana, ter especialistas a nossa disposição é um alivio para todos”, reforçou Sheila.

Para quem acompanha a rotina na unidade, a Caravana também representa acolhimento. “Os moradores das comunidades da zona rural às vezes se sentem distante da gestão, até do próprio acesso a saúde, e com esses especialistas aqui eles se sentem acolhidos dentro do seu próprio território. Muitos não têm a garantia desse acesso devido ao transporte, então atender a demanda existente como exames laboratoriais e ortopedia que tem uma procura muito grande na zona rural. Isso traz dignidade a essa população”, expôs a dentista e gerente da unidade, Juliana Guedes Granja.  

A Secretaria registrou o número de 177 atendimentos no dia de hoje. Segundo explicou a diretora de Atenção Primária a Saúde, Simone Freire, a Caravana completa dois anos de atividade em janeiro e desde então, a gestão tem conseguido dar respostas positivas à população diante da demanda reprimida nas unidades de saúde. “A cada nova unidade inaugurada levamos a Caravana. Temos uma média de mil atendimentos por dia nas nossas unidades, consequentemente isso gera uma demanda, mas graças com a Caravana temos conseguido atender ao nosso usuário, levando as especialidades até eles”, explicou Simone Freire.





Ascom/PMJ

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem