VALE EM FOCO

VIII Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro apresenta 68 propostas para construção do PPA



O encerramento da VIII Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro foi realizado nesta quinta-feira (17). Na ocasião, a plenária aprovou 68 propostas que serão trabalhadas na construção do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde. O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Conselho Municipal de Saúde.

As atividades do segundo dia do evento começaram com a Conferência Magna facilitada pelo médico sanitarista Ubiratan Pedrosa, com o tema “A luta em defesa da Reforma Sanitária e da consolidação do SUS”. “A conferência é a instância maior de decisão e deliberação do SUS instituída por lei. Ela é o fórum e define os planos, trazendo a visão dos diversos segmentos que estão envolvidos no SUS. Percebi uma representatividade muito grande, mais de 300 pessoas participando ativamente e acredito que os resultados vão ser benéficos para a saúde pública de Juazeiro”, observa.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roque Carneiro, pontuaram que propostas relevantes foram aprovadas pela plenária. “Nossa conferência foi organizada em eixos temáticos, programadas para que os principais temas fossem contemplados no nosso PPA. Contamos com uma participação popular efetiva e tivemos êxito nesse sentido”, avalia a secretária. “Tenho certeza que remos cumprir a risca tudo que foi aqui definido”, diz o presidente do Conselho.

Entre os itens aprovados, destacam-se proposições voltadas para a humanização, infraestrutura, inclusão social, vigilância em saúde, saúde mental, entre outros. Duzentos participantes inscritos tiveram direito a voz e voto na Conferência. Seguindo o princípio da paridade, proposto pela lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, a representação dos participantes foi paritária. Dessa forma, 50% dos participantes foram representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% representantes dos trabalhadores da saúde e os outros 25% foram gestores e prestadores de serviço da saúde.

O comerciário Denivaldo de Carvalho, que participou do evento como usuário, acredita que as propostas elencadas irão ajudar a fortalecer o Sistema Único de Saúde. “Cumpri meu dever de cidadão, dando a minha contribuição para melhorar a saúde pública de Juazeiro. O que discutimos aqui será muito importante para que isso aconteça”, acredita.

A agente comunitária de saúde, Thaís Lorena, elogiou as propostas sobre inclusão social. “Foi um assunto bem debatido, contemplando as pessoas que precisam de um amparo maior da sociedade, principalmente porque é daqui que saem as propostas maiores, e que podem ser discutidas em outros âmbitos”, pontua.


Andréa Meireles/PMJ

Postagem Anterior Próxima Postagem