Secretaria de Saúde realiza testagens rápidas de IST na Praça Barão do Branco



A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA), realiza, nesta sexta-feira (28), das 08h às 16h, na Praça Barão do Rio  Branco, testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST). O evento acontece em virtude do Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado nesta data. A ação que conta com o apoio do Rotary Club Juazeiro São Francisco, encerra a programação do Julho Amarelo no município.

Na ocasião, ainda serão realizadas orientações sobre as hepatites virais, bem como a distribuição de preservativos. A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, destaca que as hepatites virais mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C. “Nossa expectativa é realizar cerca de 400 testes das Hepatites B e C, além de HIV e Sífilis. O usuário recebe o resultado em menos de meia hora. Essa é uma ação importante, visto que a hepatite é uma doença silenciosa, que pode se tornar crônica. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura”, destaca.

Juazeiro tem o registro de 183 usuários da rede municipal com Hepatite B e outros 315 com Hepatite C. O tratamento pode ser realizado gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Compartilhe

Posts Relacionados