VALE EM FOCO

Juazeiro participa do IV Encontro de Política e Gestão Culturais em Feira de Santana



O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Juazeiro, Sérgio Fernandes e o Gerente de Cultura Ramon Raniere participaram do IV Encontro de Política e Gestão Culturais em Feira de Santana, nesta terça-feira, 25. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia, contou com a participação de 593 agentes culturais de todos os 27 territórios baianos para discutir os rumos da cultura na Bahia.

O Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, explicou que o grande interesse do evento é conseguir provocar os municípios para que se organizem no campo da cultura. "O Estado é fundamental para dar apoio aos municípios, mas eles também precisam ter a sua agenda de cultura, fortalecer a sua secretaria, o seu departamento, criar seu fundo, investir um pouco menos nas grandes festas e investir mais nas oficinas, no trabalho de base, na cultura popular. A ideia da SECULT é isso tudo. Juazeiro já fez isso quando trabalhou a política de editais”, disse.

A Professora-Doutora e Antropóloga Cláudia Leitão deu uma palestra sobre o futuro da Cultura. "Nós precisamos entender que a tarefa é difícil, mas não impossível. O importante é fazer uma pauta política pela cultura na Bahia. É preciso estar junto, conectado. A tarefa da cultura nesse momento é muito importante, porque a cultura é quase um grande gueto, um gueto que nos dá os instrumentos para sobrevivermos. Em tempos duros é preciso ser forte e a cultura nos permite isso", afirma Leitão.

Para o Gerente de Cultura da SECULTE, Ramon Raniere, participar do encontro foi um momento especial para Juazeiro. "Esse encontro reúne dirigentes municipais de cultura, conselheiros, artistas, produtores, pessoas que interessadas na formação e articulação cultural. Os Fóruns que aconteceram nos servem para somar. Agora em Juazeiro vamos lançar um programa cultural e estar alinhado com o que a SECULT pensa sobre políticas culturais é um passo inteligente", ressalta Ramon.

"Acredito que é sempre importante participar de momentos como esse que nos motivam a pensar melhor as políticas públicas culturais para o nosso município. Saímos de lá com a bagagem cheia de conhecimento e muita vontade de colocar tudo em prática. Em breve teremos novidades", conclui o Secretário Sérgio Fernandes.

.

Por Ramáiana Leal/SECULTE
Postagem Anterior Próxima Postagem