VALE EM FOCO

Bolsa dá salto após condenação de Lula



São Paulo — O Ibovespa ampliou os ganhos na tarde desta quarta-feira, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a nove anos e meio de cadeia.

Pouco antes das 14h — antes da notícia sobre a condenação — o principal índice da Bolsa operava em leve alta de 0,07% a 63.875 pontos. Quinze minutos depois, o Ibovespa tinha ganhos de 1,11% a 64.539 pontos. Às 16h, o índice subia 1,47%, na casa dos 64.771 pontos.

As ações da Petrobras lideravam os ganhos no dia. Às 16h, os papéis preferenciais da companhia subiam quase 4,8%, cotados a 12,92 reais, enquanto os ordinários tinham alta de 3,8%, a 13,57 reais.

O dia da empresa na Bolsa também era influenciado pela alta do petróleo no mercado internacional e pelos resultados de julgamentos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) favoráveis à petroleira, além da aprovação do conselho de administração da Petrobras da abertura de capital da BR Distribuidora.

O dólar, que começou o dia em queda, passou a cair ainda mais após a notícia. Às 16h, a moeda norte-americana recuava 1,19%, a 3,214 reais. Na mínima do dia, chegou a 3,20 reais. 

A derrocada da moeda norte-americana afetava as exportadoras na Bolsa. Fibria e Embraer caíam mais de 2%, enquanto Klabin  e Suzano recuavam em torno de 1,5%.

Condenação

O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e  corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá, investigado no âmbito da Operação Lava Jato.

Apesar disso, Moro não pediu a prisão preventiva de Lula. “Poderá o ex-Presidente Luiz apresentar a sua apelação em liberdade”, escreve o juiz em sua decisão.
Postagem Anterior Próxima Postagem